dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     04/05/2024            
 
 
    

Os estudos para o mercado mundial de alimentos nos próximos 40 anos apontam para uma necessidade de crescermos em  70% a atual oferta. Se imaginarmos 9 bilhões de habitantes, um acréscimo de 2 bilhões a mais de pessoas sobre a base atual, associados aos ainda 1 bilhão de famintos, teremos cerca de 3 Índias adicionais neste pequeno planeta Terra. E o ponto é que a nova demanda pede por muito mais carne comparada ao passado recente. A FAO apresenta fatos importantes no dimensionamento do mercado para as carnes: Em 2000 mais da metade das calorias necessárias para a alimentação humana nos paises em desenvolvimento eram fornecidas pelos cereais (56%) e apenas 20% pela proteína animal, leite e gorduras. Para 2050 a previsão é de que os cereais caiam para 46% e o segmento de carnes e laticínios chegue nos 30%.

Isto representa um crescimento da produção de carne para 470 milhões de toneladas no período o que é simplesmente quase dobrar o nivel presente. Em paralelo, para acompanhar esse crescimento das carnes, a produção de soja precisará mais do que dobrar, indo à 515 milhões de toneladas.

Os aspectos dos desafios tecnológicos, de produtividade, da sustentabilidade, do bem estar dos animais, da responsabilidade social, do engajamento de micros e pequenos produtores rurais no mercado, das novas demandas por terras e grãos para a agroenergia, do custo dos fatores do “antes e do pós-porteira das fazendas”, dos aspectos incontroláveis como o clima no agronegócio, a política, conflitos, protecionismos, a governança publica , doenças, sanidade, e da eficiência e da eficácia dos “players” já os temos listados e nos “check lists” dos sistemas empresariais e dos MBA’s do agronegócio. Quais seriam alguns pontos de apoio que pudessem representar uma síntese para os empresários e executivos, onde fosse possível apoiar as alavancas estratégicas das organizações para diminuir o universo das incertezas e realizar o enfrentamento da forte competitividade global no setor? Listo aqui 3 aspectos para um repensar e agir em alta velocidade, pois a descoberta não está mais na eletricidade, e sim na invenção de novas formas de oferecer luz e energia.É a capacidade de reunirmos conhecimentos transversais e convergentes de forma criativa, inovadora e inspiradora, com distintas áreas do conhecimento já reveladas para a sociedade.

1)   Governança privada: o sucesso para o desafio global da competição no agronegocio das carnes, exige um forte exercício de orquestração e de organização das cadeias produtivas, sob liderança da sociedade civil empresarial organizada. Não teremos mais tempo para reclamar do “timing” dos governos e da gestão pública. O futuro será cada vez mais administrado pelos segmentos da sociedade que se colocarem no futuro: TYA – Ten Years After.  Vencer a concorrência não é um caso de “heroísmo“ de apenas um agente isolado. Será cada vez mais talento da orquestração e da superação de conflitos de egos intra e inter setores.

2)    Espírito de Vendedor: Pensar como vendedor é pensar simples. Significa transformar complexidades em formas de comunicação, apresentação e âncoras emocionais poderosas e surpreendentes. A velha e boa propaganda continua sendo eternamente vital se for de fato “ boa “. O “neuromarketing” a junção dos conhecimentos cerebrais e neurônicos e o impacto nas determinações das vontades humanas é a alavanca de todo movimento humano, para o mal ou para o bem. Entrar na alma planetária é sagrado, o que representa sair para vender, dedicar verbas para a comunicação e apropriar-se dos principais desejos e sonhos evolutivos da humanidade para o século XXI.

3) Luxo for All: Assumir um comprometimento com a missão de oferecer dignidade aos novos e antigos  consumidores, tratando-os como seres humanos, com os mesmos direitos independentemente de poderes aquisitivos, status, classe social ou formação acadêmica. Com a multiplicação infinita dos meios de comunicação interativos, o planeta mudou, pois mudou a informação, o acesso e a participação individual. Os 4 E’s passam a ser essenciais : Excelência, Experiência, Ética, e Estética: Joãozinho 30 anda cada vez mais certo do que nunca: “quem gosta de miséria é intellectual”. Capilaridade, penetração e oferecer o luxo acessível à base da população global são os ideais que nos transportarão ao futuro. O Capitalismo de Valor Compartilhado incluindo a luta e a consciência anti-desperdicio , um consumo consciente e um “prosumidor“, o envolvimento de cidadãos no micro empreendedorismo das macro companhias é a nova tábua dos mandamentos evolutivos para este TYA: Ten Years After.
 
E a questão toda fica num autoconhecimento: Que tipo de executivos somos? como ligamos valores e virtudes ao lucro? Como pensamos numa escala de tempo? Para que serve a nossa vida de empresários e de dirigentes? TYA, nos veremos no futuro… Espero que todos juntos e isso nasce agora.
 
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Marketing no Agronegócio - Artigos já Publicados

A sustentabilidade e o agronegócio brasileiro
11/08/2012

Código Florestal
20/06/2012

O grande negócio é local
21/09/2011

O mundo mudou, quais foram os quatro pilares do sucesso do agronegócio brasileiro?
18/07/2011

A nova era da sensorização, sensibilização, reponsividade e sensitivização
23/03/2011

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada